"" Book de Receitas: Detalhes Para ser o Diferencial no Seu Churrasco

terça-feira, 12 de junho de 2018

Detalhes Para ser o Diferencial no Seu Churrasco

Quantidade de carne



Essa é uma questão que sempre vai variar. Pensei em estabelecer uma média que ajude todos a nortear as próximas compras.

Sempre existirão aqueles que comem bem pouco (algo como 200 gramas) e aqueles trogloditas que devoram 1 kg de carne. Precisamos chegar a um meio termo. Eu sempre uso em média 500 gramas por pessoa se for carne sem osso. Se a carne tiver osso, como costela, podemos facilmente pensar em 700 gramas por pessoa.

Portanto, se você for planejar um churrasco para 10 pessoas, somente com carnes sem osso, uma quantidade razoável de carne é 5 kg. Isso seriam cerca de 5 peças de picanha, por exemplo.


Como acender o fogo


Com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Se você estiver fazendo churrasco para até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg para começar.

Faça uma oca (sim, oca de índio) com os pedaços maiores e mais longos (vide foto). Rasgue o saco de carvão (que é feito com um papel mais grosso) e faça uma bola com o papel e coloque no meio da oca. Idealmente, utilize cerca de 100 ml de álcool (precisa ser o de 90° GL, pois o de 46° GL não tem a combustão necessária) na bola de papel. Risque um fósforo e pronto.


FOGO-NO-CARVÃO


A carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. Quando a brasa estiver bem vermelha e intensa, espalhe por 50% da churrasqueira.

Dica: nunca utilize toda a extensão da churrasqueira com brasa. Você certamente vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carnes.



Como temperar o churrasco



Se você preparar carne de boi, a minha recomendação é utilizar somente sal grosso. Como gaúcho, nossa tradição é avessa a outras técnicas de tempero. Já se a sua pedida for por uma carne de frango, suíno ou outra carne branca, é recomendável que se utilize de temperos como limão, pimenta do reino, alecrim etc.



Sal grosso: A quantidade de sal grosso que se aplica à carne é diretamente relacionada ao tamanho (espessura) da carne. Se você assar uma capa de filé, por exemplo, que é uma carne longa mas bem fina, a quantidade de sal precisará ser menor do que se a carne escolhida fosse uma picanha, em peça inteira.



Não use sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito sal, perdendo o seu sabor.

Salgue a carne instantes antes dela ir para o fogo.
Em todos os casos, é fundamental bater a carne ao tirá-la do fogo. Assim, o excesso de sal é retirado.


Quando é preciso temperar carnes brancas, é bom ter em mente que cada carne possui afinidade com certos temperos e especiarias. Vou listar algumas combinações interessantes:



Carne de suíno: Uma combinação interessante é mostarda, sal, mel, suco de laranja, cravo da índia e ervas frescas variadas.



Carne de cordeiro: Recomendo que utilizem alho, sal, azeite, alecrim e com vinho branco.



Carne de frango: Combina com praticamente todas as ervas. Eu praticamente prefiro prepará-lo com suco de laranja, sal, pimenta do reino e bastante páprica picante.



E mais uma vez, eu deixo aqui para você, um excelente treinamento para você ser um excelente churrasqueiro. Clique aqui para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário